“No futuro todos os líderes serão Coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado.”
Jack Welch
O Coaching é uma técnica que ajuda as pessoas a utilizarem recursos internos maximizando resultados, fortalecendo e aprimorando o desempenho, além de objetivar uma mudança de mindset nas pessoas para que possam encontrar soluções por si mesmas.
A metodologia mundialmente difundida, utiliza-se de uma série de técnicas e ferramentas como Neurociência, Psicologia Positiva, Administração de Empresas, Gestão de Negócio e Gestão de Pessoas. A técnica pode contribuir de forma significativa quando aplicada na liderança porque impacta e aprimora diretamente a forma como conduzir equipes, gerir a comunicação, estabelecer autoconhecimento e inteligência emocional.
Um dos aspectos mais relevantes da gestão de pessoas no mundo contemporâneo é o progresso no mercado de trabalho em relação a busca de qualidade de vida. Profissionais procuram empresas que estabelecem uma cultura organizacional que seja congruente com seus valores pessoais. Uma empresa sem o leader coach, e que não investe no desenvolvimento das lideranças perdeu a visão da gestão de talentos e engajamento de pessoas além da perda de Konow How, através da evasão de profissionais para o mercado.
Hoje o conhecimento ampliou a busca pelo bem-estar emocional, espiritual, intelectual, físico, ambiental, financeiro, ocupacional e social. Uma liderança com formação em coaching que observa e implementa a metodologia em suas equipes, veem resultados pela busca do propósito comum, sinergia, crescimento e desenvolvimento dos seus liderados de forma rápida e efetiva, além de criar níveis de diálogos únicos para compreensão e fortalecimento da cultura organizacional. Peter Drucker o pai da administração foi muito enfático ao dizer a que cultura organizacional come no café da manhã a estratégia, dessa forma, sem a metodologia do coaching e o conceito do GROW nas organizações a estratégia está comprometida.
As organizações que se adequaram e acreditam no seu efetivo humano, colhem resultados como produtividade, redução de absenteísmo, motivação que são favoráveis e compatíveis com um mercado que já mudou e ampliou de forma positiva sua exigência em relação ao ambiente corporativo.