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“É preciso ter muita coragem para seguir a sua intuição e defender as suas ideias. Caso contrário, você vai ceder; e coisas que poderiam ter sido memoráveis serão perdidas para sempre.”
Francis Ford Coppola.

Qualquer pessoa em algum momento deverá utilizar suas habilidades de comunicação para vender, engajar, conquistar, convencer ou defender uma tese. Em 2015, o jornal britânico Sunday Times realizou um estudo sobre o medo das pessoas de falar em público. O temor de apresentar-se em público era maior até mesmo que problemas financeiros, doenças e até a morte. 

Falar em público é um desafio que exige preparo, planejamento, conhecimento de técnicas de oratória para obter o resultado desejado. Seguir um processo estruturado de comunicação norteará seu caminho rumo ao sucesso quando tiver que se apresentar em público, então, vamos conhecer alguns pontos fundamentais: 

Domine a Arte do Storytelling: Conte histórias para tocar a mente e o coração das pessoas. Bryan Stevenson, palestrante que recebeu a mais longa ovação em pé da história do TED, passou 65%  de sua apresentação contando histórias. Estudos de varreduras cerebrais revelam que histórias estimulam e engajam o cérebro humano. 

Esteja presente: Seu foco ao seu comunicar deve ser pleno, portanto elimine qualquer fonte de distração durante sua fala. Em uma palestra certa vez, o celular do palestrante tocou e causou uma ruptura na conexão com o público. Ao ministrar, palestrar, falar com alguém esteja atento, ouça com atenção as perguntas e perceba as expressões de seu público.

Sua comunicação “não verbal” importa: Um bom comunicador é aquele que utiliza suas expressões e gesticulação a seu favor. Além de criar um aspecto poderoso de conexão com o público, as expressões e gesticulações são palavras que os “olhos” ouvem. Um estudo de 2009 publicado no The European Journal of Social Psychology revelou que a postura faz uma diferença no modo como as pessoas avaliam a si mesmas. Quando for se apresentar, lembre-se que sua postura ereta acionará neurotransmissores (que são os mensageiros químicos que transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios), criando o fator chamado confiança – que é 50% de uma apresentação memorável.

 

Qual o objetivo da sua palestra, treinamento ou fala: Ao preparar seu discurso, avalie qual o objetivo principal da sua fala, quais fichas você quer que caiam? Quais insights? Nunca perca de vista seu propósito em relação ao seu discurso. Você quer emocionar ?, quer vender ? quer informar ? quer conquistar alguém ? Estabeleça um caminho claro em sua mente e não perca o objetivo. 

Seja Autentico: A verdadeira persuasão só ocorre depois de criar uma ligação emocional com a plateia e conquistar a confiança deles. Se a sua voz, gestos e linguagem corporal forem incongruentes com as suas palavras, os ouvintes desconfiarão da sua mensagem. Gesticular mal e falar sem confiança com uma postura inadequada é a formula perfeita para o fracasso.

Use sua entonação como uma arma: Quando quiser reforçar um ponto, aumente sua entonação, dê frações de milésimos de segundos entre suas falas para criar insights poderosos, e para que as pessoas absorvam a propriedade de seu discurso. 

Às pessoas são ávidas por aprenderem algo novo: Quando for discursar estude, planeje, levante dados, pesquisas e jamais deixe de trazer algo novo para as pessoas que estão ouvindo você. Quando o palestrante cria uma esfera de conhecimento, e aprendizado, a percepção do seu público (confiança) é criada instantaneamente. 

Qualquer pessoa que utilize uma metodologia de comunicação efetiva pode fazer apresentações memoráveis, acredite, isso não é para poucos que nasceram com o “DOM de se Comunicar”.

Referências Bibliográficas: Livro Falar, Convencer, Emocionar – Editora Saraiva – Autor Carmine Gallo

David de Souza

David de Souza

Professional Coach Certification pela Sociedade Latino Americana de Coaching, consultor de empresas que buscam reorganizar a companhia e alavancar seus resultados através do desenvolvimento de equipes.

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